Por que uma "comunidade de aprendizagem"?
- Aline França
- 5 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Comunidade de Aprendizagem é um termo comumente usado na educação e no meio ambiente. A primeira é quando a escola se abre para a comunidade, mas não só para usar seu espaço, mas sim para co-criá- lo em suas questões organizacionais, processuais e funcionais, onde todos são responsáveis, todos aprendem e todos ensinam. Para o educador José Pacheco esse conceito extrapola, ou melhor, procura superar o ambiente escolar, já que a aprendizagem é algo intrínseco do ser humano, define como sendo:
“práxis comunitárias baseadas em um modelo educacional
gerador de desenvolvimento sustentável. É a expansão da
prática educacional de uma instituição escolar para além de
seus muros, envolvendo ativamente a comunidade na
consolidação de uma sociedade participativa”.
No contexto educacional, o conceito de comunidade de aprendizagem está intimamente ligado aos conceitos de bairro-escola, território educativo e cidade educadora.
Já no contexto do meio ambiente faz interfaces com a permacultura, ecovilas ou cohousing, onde se busca por um coletivo de autosuficiência, praticando com outras pessoas um processo de mudança de paradigma, se desligando (aos poucos – transição) da sociedade de consumo, passando a produzir as coisas necessárias a vida, consumindo menos, fazendo um caminho de aprendizado coletivo.
ANIMA significa “alma”, “dar vida”, “sopro divino”, é um sonho comum, uma realidade em construção a partir do encontro, em busca de uma vida mais verdadeira, digna e sustentável.
A partir dessa decisão de arriscar, nos assumimos como aprendizes e nos colocamos à disposição da partilha de nossas vivências estando abertos para trocas, por isso nos definimos como uma COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM.













Comentários